domingo, 26 de dezembro de 2010

Bastidores

Dom Casmurro é uma história ótima!Um dos maiores sucessos de Machado de Assis .
O enredo se dá por uma suposta traição contra Bentinho de Capitu sua esposa e Escobar seu melhor amigo.Com essa suspeita sem resposta é que a professora de português Ana Cléia nos passou um trabalho sobre este livro ( júri simulado).
Aprofundar-se na história nos leva a perceber pequenos detalhes que nos fazem ter uma opnião mais concreta, ou melhor dizendo termos mais argumentos para julgar a situação.E foi para isso que o júri serviu, para que por exemplo o advogado pudesse reunir provas que pudessem inocentar a ré já que o livro quem narra é Bentinho com o seu lado da história.
Para elaborar perguntas e respostas o utensílio que mais nos auxiliou foi o próprio livro, onde nos descobrimos (ao ver de Bentinho) o perfil dos personagens e o que poderíamos usar para acusar ou defender.
Esse trabalho foi bom, mas para mim o que faltou nos ensaios e na elaboração desse júri e que se refletiu na apresentação do mesmo, foi a interação dos componetes porque alguns deixaram a desejar e outros comprometeram-se por sí e pelos outros, se tivessem se empenhado e exucutado seu papel no grupo, talvez tivéssemos alcansado nosso objetivo.
O júri contribuiu muito para que eu tivesse uma maior apreensão da história e assim pudesse discernir a verdade.
Todos os personagens têm seu papel fundamental no contexto mais a personagem que eu mais gostei, seja por seu jeito "oblíqua e dissimulada " ou por sua inteligência foi a Capitu.

Um comentário: